24 de abril de 2013

Life | Ida à alfândega

Olá leitoras,

Hoje venho fazer um bocadinho de serviço público. Esta informação interessa tanto a quem já faz encomendas internacionais como a quem está a pensar começar a fazer.

     Assim muito rapidamente, o que me fez ter de ir à alfândega foi o facto de ter recebido uma carta há 2 semanas a pedir para enviar a factura da encomenda e a fotocópia do meu cartão de cidadão. Acontece que enviei tudo para o e-mail dos ctt que lá vem referido e eles responderam-me a dizer que tinham reencaminhado os documentos, mas ontem voltei a receber uma carta a pedir os mesmos e a dizer que era um 2º aviso. Liguei para a alfândega, disseram-me que não tinham recebido nada e eu resolvi lá ir hoje.

Caso alguém queira fazer o mesmo, é só apanharem o autocarro 781 em qualquer uma das suas paragens e depois pedem ao motorista para vos explicar onde têm de sair para ir ao ctt de Cabo Ruivo. O edifício é grande e a paragem é lá ao pé.

     O que me fez querer fazer este post aqui no blog, foi o facto de ter visto ao vivo como é que as nossas encomendas são tratadas, ou melhor, como tratam mal as nossas encomendas sem saberem se o que lá vem dentro é frágil ou não! Estive lá, mais o Pedro, cerca de 15 a 20min e consegui ver um homem a abrir umas tantas encomendas, desde bijuteria e roupa a um telemóvel e um iPad. Todas as encomendas ele abriu e fechou da mesma maneira, sem cuidado nem respeito pelas encomendas dos outros! Ele estava com uma mulher ao lado, que pesava as encomendas e depois ele abria, estavam os dois numa amena conversa em que ele se fartava de rir e fazia com que ele abrisse as encomendas, com uma faca, sem olhar para elas. Ou seja, nem sabia se estava a estragar algo ou não. Isto é importante divulgar, porque muitas vezes as coisas chegam partidas ou estragadas a casa e nós culpamos quem nos vendeu ou mandou o produto, mas a verdade é que algumas (ou muitas) vezes eles não têm culpa, até enviam tudo embaladinho, mas tem o azar de ficar na alfândega e descamba tudo. Estava lá um rapaz também para levantar uma encomenda, com uns 20 e tal anos como nós, e também estava a olhar para o homem e a acenar aos meus comentários e do Pedro. Eu juro-vos, só me apeteceu filmar para vocês verem como é aquilo...

     Relativamente a pagar pela encomenda... RIEN!!! xD Tomem lá que é para aprenderem! Agora não pago nem IVA, nem os dias que a encomenda lá esteve nem nada! Este país... Ai! Este país...

Alguém já assistiu a isto? Concordam comigo quando digo que com esta falta de respeito pelo que é dos outros não vamos a lado nenhum?

12 comentários:

  1. Na alfândega nunca presenciei nada (também nunca lá fui) :P mas já vi MUITAS vezes o desrespeito dos CTT expresso. Todos os dias iam à empresa onde trabalhei, e era sempre a mesma coisa. Abriam as portas da carrinha e toca a atirar caixotes para o chão, praticamente ao pontapé (quer tivesse a etiqueta FRAGIL ou não). Chegaram a haver queixas contra eles, inclusive terem de pagar produtos porque os estragaram...mas depois continua tudo igual..é assim o país que temos!

    ResponderEliminar
  2. Credo...é o que temos. Eu fiz uma encomenda recentemente e estou com receio que pare na Alfândega:s Eles só abrem as encomendas quando dás autorização para tal nos documentos que envias?

    ResponderEliminar
  3. Olá ~ Fiz uma encomenda a 8 de Março e como tem track number vi que a 21 de Março tinha sido selecionada para controlo aduaneiro e aí ou ficava retida ou passava ! Uma encomenda de uma amiga foi selecionada como a minha e não ficou retida (bom para ela). A minha ficou, e no dia 11 de Abril recebi uma carta a pedirem para enviar fatura, fotocópia do CC e comprovativo de pagamento, nesse mesmo dia o estado da encomenda mudou para "Entrada Depósito Temporário, 'Alfândega'". Enviei os documentos, e depois de ter recebido o e-mail automático por parte dos CTT, recebi um a dizer que os meus documentos tinham sido enviados para a Alfândega. Estamos a 24 de Abril e a encomenda ainda não tinha saído de lá! Comecei a enviar e-mails para os CTT, diziam-me para enviar e-mail para a Alfândega, enviei para a Alfândega mandavam-me enviar para os CTT... Entretanto, alguém me deu o número para ligar para a Alfândega, ninguém atendia. E depois disso, deram-me outro número e não me atenderam, depois tentei para este último número no dia seguinte de manhã. Quando lhes disse o que queria, pediram-me um número local que nunca ninguém me deu. Tive de ligar para os CTT a pedir esse mesmo código e voltar a ligar para a Alfândega. Quando o fiz, a senhora disse-me que ia ver onde é que a minha encomenda estava e pediu-me para ligar 20 minutos depois. Bem, só me atenderam uma hora depois e ela disse-me que eles tinham dado ordem de saída e que não ia ter de pagar nada para receber a encomenda! Menos mal! Mas se eu não tivesse ligado para lá a esta hora ainda lá estava! Ah! E a senhora disse-me que encomendas inferiores a 40€ (que é o caso da minha) podem ser abertas com ou sem autorização! >.< Só espero que não esteja nada estragado quando a receber. Desculpa pelo comentário enorme e obrigada por este post ~

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma encomenda na alfandega que foi selecionada para controlo aduaneiro no dia 16... Céus, já estou a ver que vou passar o inferno, isto é, se não destruirem o conteúdo... São réplicas! :/

    http://cinhapachecoflashs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como correu? Tenho uma réplica presa na alfandega

      Eliminar
    2. Como correu? Tenho também!! Contem-me meninas :(

      Eliminar
  5. Por acaso não fazia ideia, mas calculava. Muitas pessoas não gostam do trabalho que fazem e por isso acabam por não ter cuidado especialmente porque as coisas não são delas.
    É triste quando temos a certeza que tratam assim as nossas coisas. Mas não podemos meter toda a gente no mesmo saco, só espero que haja lá alguém que trate bem as encomendas.
    Obrigada pelo post.
    Beijinhos

    http://paulacristinarodrigues.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ja me abriram 1 encomenda de 1 cachecol e 2 relogios não replica. A encomenda chegou a casa numa bola cheia de fita cola com os relógios no meio..

    ResponderEliminar
  7. Olá Mónica! Obrigada por este post, é sempre bom saber o que eles podem fazer com as nossas encomendas. No fim disseste que não pagaste nada, nem o IVA. Era por a tua encomenda não precisar ou por lá teres ido buscar? Eu pergunto porque realmente não percebo destas coisas, só o fiz uma vez e paguei taxas altissimas e agora estou à espera de outra, por isso era bom saber :)

    ResponderEliminar
  8. Patrícia Afonso, já é a segunda vez que uma encomenda me fica na Alfândega... A primeira foi de quase 90€ e paguei quase 25€ quando os CTT me entregaram... Esta segunda não vou pagar nada. (Não fui/vou lá buscar nenhuma das duas) Pelo que li em fóruns, encomendas inferiores a 45€ não pagam nada.

    ResponderEliminar
  9. Isto e um pais de gente primitiva a começar por quem governa. Uma cambada de bichos sem nivel nenhum e nesse tipo de taxos pior...nao tem brio nem respeito por eles quanto mais por aquilo que e dos outros...

    ResponderEliminar

♥ Obrigada pela visita e pela tua opinião! ♥